quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma compilação com os piores ataques a escolas no mundo

O ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, da Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, abriu fogo nesta quinta-feira e matou pelo menos 10 crianças, antes de cometer suicídio.

O único precedente de um ataque em uma instituição educacional na região remonta a setembro de 2004 na Argentina, quando um aluno de 15 anos matou a balas três colegas e feriu cinco num colégio da localidade de Carmen de Patagones, sul de Buenos Aires. 

A seguir, os principais casos desde 1989:

- 17 de janeiro de 1989 - EUA: um rapaz de 24 anos dispara com sua metralhadora durante o intervalo das aulas de uma escola em Stockton (Califórnia), matando cinco meninos e ferindo cerca de 30 pessoas antes de se matar.

- 6 de dezembro de 1989 - Canadá: para se vingar das feministas, um desempregado de 25 anos mata 13 estudantes e uma secretária da Escola Politécnica de Montreal, ferindo também outras 13 pessoas antes de se suicidar.

- 13 de março de 1996 - Grã-Bretanha: seis crianças de entre 4 e 6 anos e sua professora são assassinadas em um jardim de infância em Dunblane, por um colecionador de armas de fogo que se suicidou.

- 1o. de abril de 1996 - China: um homem mata sete alunos a facadas e fere outros cinco em duas escolas de Meitian (província de Hunan, sul).

- 30 de março de 1997 - Iêmen: um homem dispara com um fuzil automático contra jovens de duas escolas mistas, nos arredores de Sanaa, deixando seis mortos (quatro crianças) e cerca de dez feridos. O agressor era contra as escolas mistas.

- 1º de dezembro de 1997 - EUA: um jovem de 14 anos abre fogo em seu colégio, matando três colegas e ferindo outros cinco, em Paducah (Kentucky).

- 24 de março de 1998 - EUA: dois meninos de 12 anos disparam contra alunos e professores de uma escola de Jonesboro (Arkansas, sul), matando quatro meninas e uma professora.

- 20 de abril de 1999 - EUA: dois jovens, de 17 e 18 anos, armados com revólveres e mais de 30 bombas artesanais, abrem fogo em seu colégio, o Columbine, em Littleton (Colorado, oeste), matando 12 alunos e um professor antes de se suicidar.

- 28 de abril de 1999 - Canadá: um aluno morre e outro é ferido por um menino de 14 anos em um colégio de Taber (Alberta).

- 8 de junho de 2001 - Japão: um homem mata a punhaladas oito meninos em uma escola primária em Tóquio.

- 19 de fevereiro de 2002 - Alemanha: um jovem de 22 anos mata o diretor e fere gravemente outra pessoa de seu antigo instituto de formação profissional em Freising (sul), perto de Munique. Antes, havia assassinado dois executivos da empresa da qual havia sido demitido.

- 26 de abril de 2002 - Alemanha: 16 pessoas - 12 professores e 2 alunos - são assassinadas em um colégio de Erfurt, em Thuringe (leste), por um ex-aluno de 19 anos que se suicidou.

- 26 de novembro de 2002 - China: um homem apunhala até a morte quatro meninos e fere outros três em uma escola primária de Huaiji (província de Guangdong, sul).

- 28 de setembro de 2004 - Argentina: um menino de 15 anos mata três alunos e machuca cinco colegas de classe no colégio Carmen de Patagones (província de Buenos Aires, sul), com a arma de seu pai policial.

- 26 de novembro de 2004 - China: oito adolescentes morrem e quatro são feridos a bala nos dormitórios de um colégio de Ruzhou (província de Henan, centro). O agressor, de 21 anos, foi entregue por sua própria mãe depois de uma tentativa fracassada de suicídio.

- 21 de março de 2005 - Estados Unidos: Pelo menos nove pessoas são assassinadas e dez feridas a bala em um colégio de Red Lake, uma reserva indígena de Minnesota (norte), por um jovem que se suicidou em seguida.

- 3 de outubro de 2006 - Estados Unidos: um homem dispara contra uma escola amish da Pensilvânia (nordeste) matando cinco meninas e deixando seis gravemente feridas.

- 16 de abril de 2007 - Um homem mata 32 pessoas e se suicida no campus da universidade de Virginia Tech, em Blacksburg (Virgínia).

- 7 de novembro de 2007 - Finlândia: um jovem de 18 anos tira a própria vida depois de abrir fogo contra um colégio de Tuusula, norte de Helsinki, matando sete estudante e a diretora do estabelecimento.

- 14 de fevereiro de 2008 - Estados Unidos: Um jovem tira a própria vida depois de disparar no campus de uma Universidade de Illinois (norte), deixando cinco mortos e 15 feridos.

- 23 de setembro de 2008 - Finlândia: Um estudante se suicida depois de protagonizar um massacre num colégio de Kauhajoki (sul), matando dez pessoas.

- 7 de abril de 2011 - Brasil: um ex-aluno de uma escola de Realengo, zona oeste do Rio, invade a instituição e mata pelo menos 10 crianças, antes de se suicidar, no pior incidente deste tipo ocorrido no Brasil e na América Latina.

Fonte: Jornal o Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário